8 de dez. de 2014

CAERDES ENCERRA II CURSO DE EXTENSÃO EM AGROECOLOGIA E AGRICULTURA ORGÂNICA

Estudantes do curso e bolsistas do CAERDES

Neste sábado (6) o CAERDES - Centro de Agroecologia, Energias Renováveis e Desenvolvimento Sustentável - encerrou o II Curso de Extensão em Agroecologia e Agricultura Orgânica. As aulas, que têm o objetivo de preparar jovens estudantes interessados em trabalhar com a agricultura sustentável, aconteceram nas dependências do Centro, localizado na Uneb de Juazeiro - campus III e foram ministradas pelo Professor Jairton Fraga Araújo. Foram diversos temas abordados nos cinco sábados de curso, desde Ética e Ecologia até Adubação Verde e seus benefícios para o solo. 

"A gente mostra aqui no curso que é possível fazer agricultura com bons níveis de produtividade, sem contaminar os alimentos nem agredir o meio ambiente", declara o
coordenador do CAERDES e professor do curso, Jairton Fraga Araújo. Ele ainda destaca outros benefícios da produção sustentável de alimentos, como não colocar a saúde das pessoas em risco devido aos agroquímicos, a redução dos custos de produção e o rendimento de frutos biologicamente saudáveis. 

No que diz respeito ao desempenho dos estudantes, Jairton acredita que ainda é cedo para afirmar que eles estejam prontos para a Agroecologia. No entanto, mostra-se otimista. "Nós lançamos as bases para que esses jovens, ao longo do 5 anos de curso (de Agronomia) faça a opção do que eles querem enquanto profissionais e consolidem o que aprenderam aqui", diz.

Willian Costa Bezerra é um dos jovens estudantes de Agronomia que participaram do curso. Ele está no início da graduação e diz que essa experiência foi um dos seus primeiros contatos com a Agroecologia. "Foi muito legal aprender as técnicas que envolvem a agricultura orgânica, o que ela promove, além de mostrar que essa produção não é algo superficial. É profundo e pode ser em larga escala", alega. Willian também comenta que o seu olhar a respeito da Agronomia e da Agricultura mudou. "Hoje dá pra ver que é possível produzir de forma sustentável", assegura.

Todavia, o curso de extensão não teve a participação apenas dos calouros. Luan David Alcântara está no 9º período de Engenharia Agronômica e esta é a segunda vez que ele participa dessa capacitação promovida pelo CAERDES. "O Centro mostra pra gente uma nova linha de pensamento, que é trabalhar com a agricultura sustentável visando novas técnicas para o nosso futuro profissional", declara.

O II Curso de Extensão em Agroecologia e Agricultura Orgânica foi encerrado com aulas sobre Rochagem (utilização do pó de rocha para fertilizar o solo), Adubação Verde (utilização de plantas como adubo) e Defensivos Naturais (produtos alternativos para controlar pragas e doenças sem agredir o ambiente e os alimentos). A iniciativa do curso é do CAERDES em parceria com o Diretório Acadêmico de Engenharia Agronômica da Uneb - campus III. O coordenador do CAERDES afirma que outras edições serão realizadas. "Temos uma tabela longa de cursos a cumprir".

Quanto ao legado que o Centro deixa aos estudantes, Carlos Diogo Medeiros - um dos organizadores do curso e bolsista do CAERDES - acredita que vai além do ensinamento teórico, pois, visa uma conscientização social, principalmente no que diz respeito a ver o seu colega de profissão como um parceiro e não como concorrente. Além disso, segundo o coordenador Jairton, a instituição também visa produzir conhecimento e transmiti-los, através de pesquisas e cursos como este, a estudantes, agricultoras, agricultores, quilombolas, indígenas e outros perfis da área.  

Texto e foto: Mirielle Cajuhy
Estagiária em Assessoria de Comunicação

0 comentários:

Postar um comentário