1 de dez. de 2014

QUARTO DIA DO II CURSO DE EXTENSÃO EM AGROECOLOGIA E AGRICULTURA ORGÂNICA TEM ADUBAÇÃO COMO TEMA

Dando continuidade ao II Curso de Extensão em Agroecologia e Agricultura Orgânica, o CAERDES promoveu mais uma aula neste sábado (29). O tema desta vez foi a importância da adubação na agricultura orgânica, bem como a relevância da fertilidade do solo e as especificidades que esses fatores tem sob o ponto de vista agroecológico. Cerca de 40 estudantes de Engenharia Agronômica da Uneb compareceram para aprender um pouco mais no penúltimo dia de curso.

"As fontes que a gente utiliza para recuperar as características do solo, sobretudo as características químicas que são responsáveis pela fertilidade química do solo, são naturais", declara o Prof. Dr. Jairton Fraga Araujo, professor do curso. Ele reafirma ainda a importância de se utilizar adubos que tenham sido obtidos de processos orgânicos, pois este é um pressuposto fundamental na agricultura orgânica. "Dessa maneira, emprega-se isso para adubar as plantas e assegurar boas produtividades sem provocar efeitos colaterais que tornem elas  vulneráveis ao ataque de pragas e doenças", completa.

Após o intervalo, os alunos visitaram as áreas experimentais do CAERDES para ver como são feitos os adubos naturais e conhecer a produtividade das plantas através dos processos orgânicos que são desenvolvidos.



O II Curso de Extensão em Agroecologia e Agricultura Orgânica é uma realização do CAERDES em parceria com o Diretório Acadêmico do curso de Engenharia Agronômica da Uneb de Juazeiro. No próximo sábado (6) o curso encerra com o tema "manejo ecológico de pragas e doenças", trazendo uma boa expectativa para o futuro dos jovens alunos. "Vale como um despertar para esta possibilidade (da agricultura orgânica), para que eles entendam que o sistema tem outros olhares. A agricultura não é só a convencional", afirma Jairton. 

Texto e foto: Mirielle Cajuhy
Estagiária em Assessoria de Comunicação

0 comentários:

Postar um comentário