Visando preparar famílias de agricultores e agricultoras para a produção orgânica, o Caerdes - Centro de Agroecologia, Energias Renováveis e Desenvolvimento Sustentável - promoverá o II Curso de Agroecologia e Agricultura Orgânica para agricultores familiares. A iniciativa é uma parceria da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Cerca de trinta famílias do bairro João Paulo II, localizado em Juazeiro (BA), participarão das aulas. Eles já trabalham na horta comunitária do bairro há alguns anos e frequentarão o Caerdes nos meses de março e abril.
O coordenador do Centro e ministrante do curso, professor Jairton Fraga Araújo, afirma que um dos objetivos é a melhoria na qualidade de produção dessas famílias. "Queremos passar essas oficinas para que as pessoas se qualifiquem mais, discutir temas que são importantes e fundamentais à produção", diz.
Um desses temas, segundo Jairton, é a inserção desses produtos no mercado, pois, grande parte ainda é nivelada ao mercado agrícola comum. "Você produz, mas, vende a quem? Acabam vendendo da mesma forma, pelo mesmo preço. Precisamos discutir uma alternativa em relação a isso", afirma.
O II Curso de Agroecologia e Agricultura Orgânica para agricultores familiares acontecerá nos dias 04, 11, 18 e 25 de março e 01, 08, 15, 22 e 29 de abril. Confira mais detalhes no nosso cronograma e veja como foi a primeira edição do curso na cidade de Canudos (BA).
Texto: Mirielle Cajuhy
Estagiária em Assessoria de Comunicação