Acontecerá hoje no auditório do Memorial de Canudos, a Oficina de utilização de pó de rocha na Agricultura. A iniciativa é do CAERDES e propõe mostrar para os agricultores da cidade, como o uso do pó de rocha pode ser um melhorador do solo e substituto dos químicos industriais. A parte teórica começa às 8h, com um intervalo ao meio-dia. Já as práticas de campo, têm início às 14h e vão até às 16h. São 40 agricultores inscritos e quem irá ministrar os conteúdos é o bolsista Carlos Diogo Medeiros.
A atividade faz parte de uma série de oficinas que são promovidas pelo CAERDES. Ao todo, são 13 cartilhas produzidas pelo Centro e que propõem práticas ecológicas e sustentáveis para a Agricultura. Acontecem uma vez por semana - às quartas-feiras - no município de Canudos. Esta oficina já é a quarta, sendo as anteriores: Princípios Teóricos da Agroecologia, Canais Alternativos de Comercialização e Manejo Ecológico do Solo e da Água.
"Já existe pó de rocha comercial, que nfelizmente, não é difundido pela mídia. Mas, sabendo manejar, funciona", afirma o bolsista Carlos Diogo Medeiros. Ele também declara que foi importante ter inciado as oficinas pela parte teórica, pois fornece embasamento. Ensinar a respeito dos canais alternativos de comercialização e sobre o manejo ecológico, segundo Diogo, também é fundamental. "Temos que mostrar para eles que têm saída e que o retorno financeiro é maior do que o convencional", disse. "O manejo adequado do solo e da água é muito relevante, pois são os maiores bens do agricultor", completa.
Texto: Mirielle Cajuhy
(Estagiária em Assessoria de Comunicação)
0 comentários:
Postar um comentário