7 de jul. de 2015

Alunos de agronomia da Uneb de Juazeiro (BA) retornam de estagio supervisionado realizado em fazenda no Ceará

Por: Augusto Jackson 





Estudantes do Campus III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, realizaram estágio supervisionado em fazenda localizada na cidade de  Ubajara-CE. Victor Hugo Freitas e Natali Moura Costa, são alunos do curso de Engenharia Agronômica do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) e realizaram estágio supervisionado na empresa Amway Nutrilite do Brasil com o intuito de aprofundar seus conhecimentos sobre produção orgânica de alimentos, em escala industrial  e se familiarizarem com o  mercado de trabalho.




O coordenador do Centro de Agroecologia, Energias Renováveis e Desenvolvimento Sustentável (Caerdes) e diretor do DTCS, professor  Jairton  Fraga Araujo, explica que tem como um dos seus objetivos proporcionar aos estudantes de graduação um intercâmbio com fazendas, Universidades e Extensão rural em outros estados, e região para que eles possam consolidar  seus conhecimentos.  “Para complementar a formação que os alunos que são vinculados ao Caerdes tem procuramos encaminhá-los para fazendas onde há produção orgânica para aperfeiçoarem seus conhecimentos”, explicou.


Os alunos ao chegarem à instituição passaram por treinamentos, como de segurança, questões ambientais que a empresa preserva, sustentabilidade,  conheceram as políticas da empresa,  palestras,  simulação de auditoria pela fabrica. Os estudantes passaram três meses na empresa, e a própria arcou com todas as despesas, hospedagem, alimentação, transporte, além de uma bolsa auxilio durante o período do estágio.  

 
"Essa área é um universo ainda muito masculino, quando eu cheguei lá foi  um choque. O campo ainda é muito  tomado   por homens, poucas são as mulheres. No inicio senti um certa barreira, mas depois do convívio das trocas  de experiências, eles começaram a me enxerga como profissional"  Afirma Natali Moura. Foto:Augusto Jackson














Victor e Natali participaram ativamente de todas as atividades da empresa. “se me dei bem lá, foi graças ao Caerdes, tudo o que eu fazia aqui, lá só foi uma extensão, Graças ao professor Jairton” Afirma Natali.   Ela ainda acrescenta que o que facilitou o trabalho dela na fazenda, foi a base de conhecimentos que já tinha adquirido no Caerdes com o professor e que depois desta experiência se apaixonou mais pela agronomia e essa oportunidade só veio confirmar o seu amor e consolidar a sua paixão pela agronomia. “Eu quero ser agrônoma. Foi e está sendo uma realização. Realmente o que eu quero é trabalhar com a agricultura orgânica, e lá me possibilitou ver que isso é possível” Finalizou a estudante.  


Victor Hugo diz que não teve uma expectativa, por que ainda não sabia como era a estrutura da empresa, que ao chegar na empresa, deparou  com uma grande estrutura, tanto em recursos tecnológicos quando na relação  pessoal com as pessoas. Isso o surpreendeu de como todos são bem tratado sem depender do cargo que tinha. Ele ainda diz, que a principio o foco foi passar a confiança para a empresa, de que eles ali estavam capacitados, para depois poderem opinar durante os trabalhos realizados. “Às vezes ficava um olhar meio duvidoso, para a gente, às vezes víamos uma coisa que não estava certa, mas para podermos da a nossa opinião demorou certo tempo”. Lembra-o.


"Com essa experiência, percebei que é possível produzir em grande escala de uma  maneira sustentável,
 e é isso eu quero levar para minha vida pessoal  e profissional." Diz Victor Hugo- Foto: Augusto Jackson
Victor Hugo diz que não teve uma expectativa, por que ainda não sabia como era a estrutura da empresa.  Ao chegar lá, deparou- se com uma grande estrutura, tanto em recursos tecnológicos quando na relação pessoal com as pessoas. Isso o surpreendeu de como todos são bem tratado sem depender do cargo que tinha. Ele ainda diz ainda que a principio o foco foi passar a confiança para a empresa, de que eles ali estavam capacitados, para depois poderem opinar durante os trabalhos realizados. “Às vezes ficava um olhar meio duvidoso, para a gente, às vezes víamos uma coisa que não estava certa, mas para podermos da a nossa opinião demorou certo tempo”. Lembra-o.

Hugo diz que aprendeu muito durante o período em que estava lá, a vivencia com o campo, isso o ajudou muito no conhecimento técnico agronômico “muitas vezes no curso de agronomia não temos tanto a pratica, e graças ao Caerdes não senti muitas dificuldades em ir a campo, pois antes aqui já tínhamos o contato com a pratica. Mas pude aproveitar e aprender outras coisas como gerenciamento, fluxograma de produção”. Afirmou. Ele ainda acrescenta que com essa experiência, percebeu que é possível produzir em grande escala de uma  maneira sustentável, e é isso que ele quer levar para a sua vida pessoal  e profissional.


A fazenda/indústria Amway Nutrilite é Líder mundial de vendas de suplementos de vitaminas e mineral, está presente em cerca de 80 países.  De acordo com coordenado jairton Fraga Araujo, no Ceará, é produzido acerola, com o objetivo de extrair o ácido escorbuto que irá se transforma na vitamina C, além de produzir agrião para suplementação e uma planta conhecida popularmente como picão preto, de onde se extrai um Antiinflamatório. Tudo o que se produz nesta empresa é orgânico, não se usa nenhum componente químico em suas produções.

0 comentários:

Postar um comentário